Uma revista no Conjunto Penal de Paulo Afonso, na Bahia, foi realizada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), na segunda-feira (18), como parte da Operação Aláfia, desenvolvida em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
De acordo com a Seap, a ação busca reforçar a segurança carcerária e reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVIs) na região.
Até a noite de segunda-feira, as equipes já haviam revistado 28 celas, que abrigam cerca de 300 presos. O objetivo principal é impedir a entrada e a circulação de materiais ilícitos e equipamentos eletrônicos, cortando qualquer possibilidade de comunicação entre os detentos e criminosos fora da unidade.
A operação conta com equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), policiais penais ordinários, além dos participantes do 2º Curso de Operações Prisionais Especializadas (Cope-BA). A prática no Conjunto Penal faz parte do treinamento conclusivo, acompanhada por instrutores do Geop e da Polícia Militar.
A Operação Aláfia também é integrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). A iniciativa já teve uma etapa realizada no Conjunto Penal de Jequié no início deste mês.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.