Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 7 de outubro de 2025

A pedido de Lula, governo estuda tarifa zero no transporte público

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou, nesta terça-feira (7), que sua equipe está analisando, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a viabilidade de implementar a chamada tarifa zero para a população.

Em entrevista ao programa "Bom dia, ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Haddad destacou que a gratuidade do transporte público é um desejo antigo no Brasil. 

"Nós sabemos que o transporte público no Brasil, sobretudo urbano, ele é uma questão importante para o trabalhador. Nesse momento nós estamos fazendo radiografia do setor a pedido do presidente. Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor", afirmou Haddad.

“Estamos fazendo um mapeamento. Vamos perseverar nesse estudo para mostra uma radiografia do setor e quais são as possibilidades de melhorar”, acrescentou.

De acordo com Haddad, serão avaliados pela equipe do Ministério da Fazenda pontos como os custos que o setor enfrenta, o volume de subsídios aportados pelo poder público no sistema, além da identificação de oportunidades tecnológicas que o governo pode explorar. 

"Nós vamos perseverar nesse estudo para apresentar uma radiografia do setor e nós verificamos quais são as possibilidades de melhorar isso que tem um apelo social muito forte", disse o ministro.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram