Considerado como um dos ministros mais influentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes tem um "favorito" para ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso na Corte. As informações são da coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles.
Barroso anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira (9). A decisão vinha sendo especulada desde que ele deixou a presidência do STF, no último dia 29 de setembro.
De acordo com a publicação, a preferência de Moraes é pelo nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado. Os dois têm uma relação próxima. Em março, após o parlamentar deixar a presidência da Casa Legislativa, o ministro ofereceu um jantar para homenagear o aliado.
Ainda segundo a coluna, além de Moraes, Pacheco conta com o apoio de outros dois nomes influentes nos Poderes Judiciário e Legislativo: o ministro Gilmar Mendes, decano do STF, e o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil).
No entanto, para assumir a cadeira deixada por Barroso no STF, Pacheco precisa desbancar o favoritismo do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que tem o apoio do "núcleo duro" do PT.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram