Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Lula brinca com Boulos “invasor” e ministro na berlinda cai na risada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira nesta sexta-feira (10/10) com a fama de “invasor” do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e arrancou risadas do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência.

O nome de Boulos tem sido cotado para substituir Macêdo na pasta, responsável por fazer a interlocução do governo federal com movimentos sociais e a sociedade civil.

Lula fez a piada durante discurso em evento de lançamento de um novo modelo de crédito habitacional na capital paulista. Boulos estava na plateia, enquanto Macêdo ocupava uma cadeira na área central do palco, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Vídeo:


“Todo mundo sabe que a maioria das casas nesse país é feita pelo próprio povo. E o Estado pouco aparecia para fazer as casas. Todo mundo sabe dos problemas que deu nesse Brasil com o modelo do sistema do Banco Nacional da Habitação. Todo mundo sabe que esse país virou uma república de invasão de condomínio. O Boulos está aqui, não sei se ele era do tempo de invadir condomínio (risos). Mas a verdade é que todo dia tinha invasão e enfrentamento com a polícia. Porque não tinha um sistema que cuidava adequadamente das pessoas que precisavam”, afirmou Lula, arrancando risos do público e das autoridades presentes.

Nos bastidores, a expectativa era que Lula fizesse o convite oficial para Boulos assumir a Secretaria-Geral da Presidência após seu retorno da Assembleia-Geral da ONU, há duas semanas. A proposta, no entanto, ainda não ocorreu.

Egresso do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), grupo do qual foi a principal liderança, Boulos conviveu ao longo da trajetória política com a pecha de “invasor de casas” por parte dos adversários. O movimento se notabilizou por realizar ocupações de prédios ociosos, como forma de pressionar o poder público a garantir moradia para famílias de baixa renda.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram