O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu, nesta quinta-feira (19), sobre o preço dos combustíveis no Brasil. A declaração foi dada em um evento em São Paulo.
Na oportunidade, o petista chamou de “bandidos” quem está se aproveitando da guerra no Irã para cobrar mais pelo diesel, álcool ou gasolina nos postos.
“Não aumentou apenas o preço do diesel, aumentou o do álcool, que não tem nada a ver com a guerra do Irã, aumentou o da gasolina que ainda não tinha porque aumentar. Significa que nesse país tem bandido que quer ganhar dinheiro até com enterro da mãe, até com a fome dos pobres, até com a miséria dos outros”, disse Lula.
“Colocamos a Polícia Federal, a Receita Federal, os Procons, para ir atrás de ver quem é que está aumentando de forma abusiva o preço do diesel. Porque não é necessário aumentar nas bombas do trabalhador. Não é possível transferir para o caminhoneiro o preço da guerra do Irã”, acrescentou.
Lula revelou ainda que pediu para os governadores reduzam as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para importação do diesel para minimizar o impacto do conflito no Irã.
Em contrapartida, o presidente garantiu que a União vai bancar metade da renúncia, que é estimada no total de R$ 3 bilhões por mês. “Nós temos que fazer um sacrifício para tentar evitar que essa guerra do Irã chegue ao prato do feijão com arroz do povo brasileiro”.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
