O
Ministério da Saúde divulgou a lista de municípios com vagas disponíveis para a
2ª chamada de Médicos CRM Brasil dentro do do Programa Mais Médicos 2015. Em
Pernambuco foram listadas 33 cidades com, ao todo, 59 vagas. São elas: Caruaru
(três vagas), Igarassu (duas), Petrolina (uma), Jaboatão dos Guararapes
(quatro), Paulista (duas), Carpina (duas), Cabo de Santo Agostinho (três),
Bezerros (uma), Olinda (quatro), Recife (uma), Agrestina (uma), Passira (uma),
Lagoa Grande (uma), Araçoiaba (uma), Barreiros (uma), Pombos (uma), Bodocó
(uma), Tamandaré (uma),Gameleira (duas), Bonito (uma), Bom Conselho (duas),
Tupanatinga (uma), Águas Belas (três), Lajedo (uma), São Bento do Una (quatro),
Catende (uma), Lagoa de Itaenga (uma), Sanharó (duas), Ingazeira (uma), Araripina
(seis), Primavera (uma), Sirinhaém (uma) e Ipubi (uma).
Em todo o país estão disponíveis para a segunda chamada 835 vagas em 498 municípios e 12 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Os candidatos inscritos têm até às 20h desta terça-feira (24/2) para selecionar até quatro cidades disponíveis.
O balanço da apresentação dos profissionais mostra que 84% dos médicos se apresentaram nas cidades onde foram alocados. Entre os 3.936 profissionais que deveriam confirmar a participação nos municípios até o dia 20 de fevereiro, 3.304 compareceram.
A maioria dos médicos que se apresentou (1.896) optou pelo benefício da pontuação de 10% nas provas de residência médica, caso tenha conceito satisfatório durante os 12 meses de atuação no Programa. Outros 1.408 profissionais escolheram os benefícios do Mais Médicos, incluindo os 930 médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) que resolveram confirmar a atuação no município por mais três anos. Os profissionais começam a atuar nos municípios no dia 2 de março.
Ao todo, 1.294 cidades e 12 distritos indígenas aderiam ao edital lançado em janeiro. Até o momento, 1.086 municípios e 3 DSEI conseguiram ocupar integral ou parcialmente as vagas dentro da primeira chamada. Entre os 498 municípios com vagas restantes nas unidades básicas de saúde para as próximas chamadas, 292 tiveram a solicitação parcialmente atendida e 206 ainda não conseguiram atrair nenhum médico. Nenhum dos distritos indígenas preencheu todas as vagas. (DP)
Blog: O Povo com a Notícia