Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 8 de março de 2015

Em décadas de história, Pernambuco elegeu apenas 3 deputadas federais

mulheres-no-poder-580x625Ainda com os resquícios do período patriarcal, Pernambuco é um Estado que guarda os traços de uma sociedade marcada pelo machismo. O quadro é refletido nas principais esferas de poder.
Apesar de a mulher ter conquistado o direito ao voto há mais de 83 anos, o acesso às urnas não garantiu o ingresso nas Casas Legislativas. Na história política de Pernambuco, tivemos apenas três mulheres eleitas deputadas federais: Cristina Tavares (1983-1987), Ana Arraes (2007-2011) e Luciana Santos, que está no segundo mandato.
Nas eleições de 2014, apesar de 53,4% do eleitorado em Pernambuco ser composto por mulheres, elas representavam menos de um terço do número total de candidatos a um cargo eletivo no Estado. Nos quadros da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a participação feminina também é pequena. Dos 49 parlamentares, apenas cinco são mulheres. Comportamento semelhante segue a Câmara dos Vereadores, dos 39 edis apenas cinco são do sexo feminino.
No segundo mandato federal, a deputada Luciana Santos, a única mulher de Pernambuco a ter cadeira na Câmara federal, se divide entre os trabalhos legislativos e os cuidados com a filha  de 3 anos. A ponte aérea entre Brasília e Recife é constante, mas depois da Semana Santa deve diminuir, porque Luciana assume a presidência nacional do PC do B e deve ampliar as viagens pelo Brasil.
Em defesa de uma reforma política que amplie a inclusão de mais mulheres nas esferas de poder, a deputada acredita que a única saída é persistir nas políticas afirmativas. “Só depois de uma reforma política ampla, que obrigue as mulheres a ocuparem as vagas e não só as chapas é que vamos conseguir mais o ingresso de mulheres.”
Neófita em cargos eletivos, a deputada estadual Simone Santana (PSB) está há dois meses na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e sente no dia a dia a predominância masculina na Casa e costura inserção nas discussões da esfera legislativa. “Está sendo um período muito desafiador. A gente sabe que há essa coisa subliminar do machismo, mas não me sinto discriminada, procuro me inserir nas discussões.
Dados do Censo de 2010, realizado pelo IBGE, mostram que as mulheres são maioria na população pernambucana. Dos 8,7 milhões de habitantes que residem no Estado, 4,5 milhões são mulheres e 4,2 milhões são homens. (Blog do Jamildo)
Blog: O Povo com a Notícia