O trabalhador poderá solicitar o seguro-desemprego pela
internet. A novidade faz parte de um pacote de ações para melhorar o
atendimento e a qualificação dos trabalhadores lançado hoje pelo governo
federal.
No caso do seguro-desemprego, a mudança permitirá que o
trabalhador dê entrada no pedido de benefício assim que receber os documentos
demissionais. Pela regra anterior, o trabalhador precisava agendar um horário
de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), preencher um formulário e
entregar a documentação.
Com isso, o prazo de 30 dias para
começar a receber o seguro começa a contar a partir da solicitação na internet,
e não mais da entrega dos documentos no posto do Sine, o que agiliza a
liberação do pagamento.
O procedimento ainda não elimina a necessidade de ir depois
até um posto do Sine, mas irá agilizar o atendimento.
O Ministério do Trabalho também lançou a Carteira de Trabalho
Digital, uma versão eletrônica, digitalizada, do documento tradicional. O
documento não substitui o documento em papel.
A facilidade, segundo o Ministério do Trabalho, é que
trabalhador poderá acessar qualquer informação sobre o contrato de trabalho
vigente ou anterior pelo celular. Também será possível pedir a 1ª ou 2ª vias da
carteira de trabalho em papel pelo aplicativo.
Também foi anunciada a criação da Escola do Trabalhador, uma
plataforma digital de ensino à distância. Segundo o ministério, a plataforma
tem capacidade para qualificar, até o final de 2018, seis milhões de
brasileiros.
Outra novidade é o lançamento do aplicativo Sine Fácil no
sistema operacional iOS. Pelo aplicativo, o trabalhador pode encontrar de forma
rápida e prática vagas de emprego na rede Sine de todo o Brasil, de qualquer
smartphone ou tablet conectado à internet. (Via: Veja)
Blog: O Povo com a Notícia