A mesa diretora da Câmara dos Deputados, que será escolhida nesta quarta-feira (03), após desentendimentos e acordos, pode ter a inédita formação de três mulheres na sua composição. Isso porque o PSB cedeu a sua vaga, que seria ocupada por Marcelo Nilo (BA), para o PSDB, que irá indicar a deputada Rose Modesto (PSDB-MS) para a terceira secretaria.
A deputada Marília Arraes (PE) deve ser a indicada pelo PT para a segunda secretaria e Rosângela Gomes (RJ) será a representante do Republicanos na quarta secretaria.
A primeira secretária do biênio 2019-2020, Soraya Santos (PL-RJ), já comemorava a possibilidade da ampliação do número de mulheres na mesa da Casa na tarde desta terça (02). Em 2019, ela se tornou a primeira mulher a ocupar a primeira secretaria, um trabalho de articulação da bancada feminina da Casa.
No Senado não há mulheres na mesa diretora para este biênio, exceto na suplência.
A votação para a escolha dos seis cargos que ao lado do presidente Arthur Lira (PP-AL) irão compor a mesa diretora no biênio 2021-2022 está marcada para as 10h desta quarta-feira (03).
Veja como deve ficar a composição da mesa após acordo: