Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Na contramão da alta de casos de Covid-19, duas cidades baianas não registram novos infectados há mais de 30 dias

Em meio ao aumento diário de casos da Covid-19 na Bahia, duas cidades caminham na contramão desse crescimento já que não registram novos diagnósticos da doença há pelo menos 30 dias: Brejolândia, no oeste do estado, e Érico Cardoso, situada na região da Chapada Diamantina.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Brejolândia possui 35 dias sem notificar novos infectados. Dos pouco mais de 10 mil habitantes, 126 testaram positivo para a doença e nove morreram. 

Apesar do atual cenário otimista, o município aderiu ao decreto estadual que determinou medidas de restrição mais rígidas que visam frear os números da pandemia na Bahia. Assim como em outras cidades, em Brejolândia está proibido o funcionamento de atividades consideradas não essenciais até às 5h de segunda-feira (1º). Além disso, a venda de bebida alcoólica e atividades sociais de qualquer natureza também estão suspensas. 

Érico Cardoso, por sua vez, completou 31 dias sem novos diagnósticos do coronavírus, segundo a Sesab. O município registrou até o momento 128 moradores acometidos pela Covid, dois deles morreram. O boletim divulgado nas redes sociais da prefeitura nesta sexta-feira (26) exibe o numeral 0 no espaço destinado à casos ativos da doença. Assim como Brejolândia, Érico Cardoso também seguiu o decreto e endureceu as medidas restritivas neste fim de semana. 

Outras duas cidades também caminham para atingir a marca de pelo menos um mês sem novos registros da Covid-19: Novo Triunfo, localizada na região nordeste da Bahia, que completou nesta sexta 27 dias sem alteração no boletim e Serra Dourada, oeste do estado, que chegou a 26 dias sem novos diagnósticos.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.563 casos de Covid-19 e 137 mortes ocasionadas pelo vírus, maior número registrado desde o inicio da pandemia. Dos 674.384 casos confirmados desde o início da pandemia, 642.921 já são considerados recuperados e 19.838 encontram-se ativos, segundo dados da Sesab.

O número total de óbitos na Bahia desde o início da pandemia é de 11.625, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,65% ocorreram no sexo masculino e 43,35% no sexo feminino.

Ainda de acordo com o BNews, nesta sexta, o Brasil teve seu terceiro dia consecutivo com recorde diário de mortes por covid-19, na média móvel de sete dias, de acordo com o painel Monitora Covid da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi registrada nesta sexta a média móvel de 1.152 óbitos, maior número desde o início da pandemia, acima dos 1.148 do dia anterior e dos 1.123 de quarta-feira (24).

Blog: O Povo com a Notícia