Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará estavam nesta linha faz algum tempo. Mais de 60 cidades vão ser afetadas no Estado.
O Governo de Pernambuco determinou – alegando análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 – que a partir da próxima sexta-feira (26.02), até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente.
Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.
O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, em pronunciamento nesta terça-feira (23.02).
Ele disse que os números crescentes da pandemia e a lotação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificaram a medida restritiva.
“A nova aceleração da doença tem superlotado os sistemas de saúde, e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos Estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, afirmou Paulo Câmara.
Também foi anunciada a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, valendo para todo o Estado.
Da mesma forma, o retorno às aulas nas escolas públicas municipais permanece suspenso até o dia 12 de março.
O governador reforçou que o Estado segue monitorando diariamente os números da Covid-19.
“Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, advertiu.
Segundo Paulo Câmara, durante os 11 meses de luta contra o novo coronavírus, Pernambuco montou a segunda maior rede de UTIs do País, com leitos no Recife e em mais 15 cidades, do litoral ao Sertão.