Na manhã da última quarta-feira (17), o sistema do Ministério da Saúde usado para captar as informações do Sistema Único de Saúde (SUS) sofreu um novo ataque virtual, ainda não solucionado. Em 2019 o sistema interno do MS foi atacado e o órgão chegou a dizer, à época, que não poderia informar com precisão se ato afetou dados do novo coronavírus.
A informação é de profissionais do setor de tecnologia da informação do ministério, que enviaram a O Antagonista prints da atuação do invasor, que se identificou como “HACKER_SINCERO”.
Ao invadir o sistema — que continuava fora do ar na manhã desta quinta-feira (18) –, o hacker deixou um recado fazendo chacota: “O site continua uma bosta. (…) Ou a equipe de TI são (sic) fantasmas ou não sabem o que está (sic) fazendo lá”. E mais: “Como vocês deixaram isto ir ao ar assim?”.
Especialista
O presidente da Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (Anati), Thiago Aquino, em texto enviado a este site, que a nova invasão a um sistema de órgão federal “é consequência da falta de valorização e investimento do governo em pessoal de TI”. (Via: Agência Brasil)
Blog: O Povo com a Notícia
