Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Idoso de 98 anos que matou homem na Bahia, é ouvido e liberado; Familiares da vítima protestaram

Familiares e amigos de Welton Lopes Costa, 34 anos, que foi morto a tiros por um idoso de 98 anos no bairro do Dois de Julho, em Salvador, fizeram uma manifestação na Rua Carlos Gomes, no Centro da capital baiana, no final da manhã desta segunda-feira (23).

Apenas uma das três faixas para veículos ficou liberada. Policiais militares acompanharam o protesto, que fechou a via na altura de uma faixa de pedestres. A manifestação aconteceu na região do Largo Dois de Julho, próximo ao local em que Welton foi morto na tarde de de domingo (22).

Familiares da vítima carregaram fotos e cartazes pedindo justiça pela situação, já que o idoso – um policial militar aposentado – foi ouvido e liberado. A companheira de Welton também foi atingida pelos tiros, chegou a ser hospitalizada, mas já teve alta médica.

Pneus e madeiras foram queimados, mas o protesto foi pacífico. A PM negociou com os manifestantes, que saíram do local. A rua ficou congestionada até a subida da Ladeira da Montanha, por causa da manifestação.

A discussão entre o idoso e Welton começou depois que a vítima foi buscar a companheira em uma padaria, que fica no bairro, como conta Welbert, irmão da vítima.

“A esposa dele [de Welton] trabalha na padaria aqui no bairro, e ela estava no turno de ontem. Como ela estava demorando para chegar, e eles já tinham um compromisso, eles iam sair, e as crianças estavam aguardando para o almoço, ele foi ver o que estava acontecendo, e viu que a padaria estava fechada. Quando ele olhou pra trás , ele viu ela na porta do bar. Já chateado porque ela estava demorando a chegar, ele foi até ela e começou uma discussão", contou.

Um vídeo feito por um morador flagrou parte da discussão e o barulho dos disparos. As imagens mostram Welton Lopes Costa, acompanhado da esposa, enquanto discute com o idoso, que não teve nome divulgado.

A vítima seguiu andando, de costas para o suspeito, quando todos deixam de aparecer na filmagem. Em seguida, sem que os dois apareçam no vídeo, é ouvido o barulho dos disparos. Após o crime, os moradores seguraram o idoso no local até a chegada da polícia.

"Ele xingou meu irmão, puxou a arma e efetuou três tiros", acrescentou o irmão da vítima, detalhando que um dos tiros atingiu o coração da vítima, enquanto os outros foram no abdômen e perna.

Em outro momento do vídeo é possível ouvir um dos irmãos da vítima questionando o idoso, logo após o barulho dos tiros ser ouvido. "Por que o senhor fez isso com meu irmão? É um pai de família, trabalhador. Você vai ficar aqui. Você está preso em flagrante", diz o irmão de Welton.

"Ele executou meu irmão na frente do filho dele de 14 anos. Meu sobrinho veio correndo me chamar: 'Meu tio, atiraram no meu pai'. Perdi meu chão, vim correndo. Meu irmão estava de bruços, tentando respirar, lutando pela vida. Um dos amigos, que é taxista, veio correndo e levou ele para o HGE", contou Welbert.

Ele foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi ouvido e liberado após alegar legítima defesa. Essa versão é contestada pela família, que diz que Welton não ameaçou e nem agrediu o idoso.

"Eu fui perguntar a esse senhor, a esse bandido, esse assassino, o porquê dele ter feito isso com meu irmão, e ele disse que meu irmão desrespeitou ele. Em nenhum momento meu irmão agrediu ele. Meu irmão não esperava. Ele só falou e deu as costas”, afirmou.

Ainda no domingo , moradores do bairro do Dois de Julho realizaram um protesto na frente à residência do idoso. Eles colocaram fogo em objetos e escreveram a palavra "assassino" no muro do imóvel.

Ainda de acordo com o G1 BA, o caso é investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios/Baía de Todos-os-Santos (3ª DH/BTS). A Polícia Civil informou que o suspeito poderá ser indiciado por homicídio e tentativa de homicídio, já que a companheira da vítima também foi baleada.

Blog: O Povo com a Notícia