Policiais militares da Bahia chegaram a duas ilhotas, que ficam ao longo do Rio São Francisco, na cidade de Curaçá, com a missão de acabar com plantações de maconha. Durante a ação, que aconteceu na sexta-feira (22), 22 mil pés da planta foram localizados e queimados. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), 730 mil pés de maconha já foram destruídos durante operações similares no norte do estado.
Ainda de acordo com o órgão, as plantas encontradas pelos agentes tinham entre 30 centímetros a 2 metros de altura e eram regadas com um sistema de gotejamento. A água chegava até às plantações com ajuda de motores. Os responsáveis pelo cultivo fugiram antes da chegada dos agentes.
A SSP-BA afirma que chegar até esses locais é uma tarefa difícil, já que as viagens até lá, que só podem ser feitas a bordo de embarcações, chegam a durar até três horas, incluindo as longas caminhadas em meio à vegetação fechada.
“Nós nos baseamos no tempo em que a terra fica pronta para receber as novas sementes para que possamos realizar as apreensões. Muitas vezes os criminosos mudam os pontos de plantio por imaginar que não conseguimos alcançar toda a extensão do complexo, mas as nossas apreensões provam o contrário”, detalhou o major Leonel Carlos Ribeiro.
De janeiro a julho de 2022, a operação já erradicou 729.300 mil pés de maconha na região norte, em ações de unidades que fazem parte do Comando de Policiamento Regional (CPR) Norte.
Blog: O Povo com a Notícia