Um policial militar fardado discursava suas opiniões políticas para uma comunidade quando foi filmado e as imagens têm circulado nas redes sociais. Na ocasião, que aconteceu na comunidade de Barreirinha, no bairro Cambury, em São Sebastião, no litoral de São Paulo, o militar diz que os bens da população serão perdidos com uma “volta de governo comunista”.
“Se vocês aceitarem esse governo comunista que está querendo voltar de novo, vai chegar a hora que o governo vai falar assim: ‘essa casa agora é do governo'”, disse o PM até ser interpelado por uma cidadã que questiona: “Aí eu pergunto: e esse que está aí fez o quê?”, é nesse momento que ele afirma que não está se posicionando politicamente.
“Eu não gosto de política e não estou indicando político nenhum. Eu só estou querendo explicar para vocês, aproveitando essa oportunidade, que ali, por exemplo, não tem escritura e está em uma área de preservação. É uma parte normal que o Estado faz (...) Porém, se a gente alimentar a parte comunista da história, aí vai ser igual aos outros países que está aí (...). Nós cidadãos perdemos o direito de todos os nossos bens”, continuou o PM.
Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Emídio de Souza (PT), o vídeo foi gravado na segunda-feira (25) e quem discursa é o cabo Barreto. O petista enviou ofício ao Corregedor e ao Comandante da Polícia Militar pedindo esclarecimentos sobre a conduta do militar.
De acordo com o Portal Metrópoles, para Souza, as imagens registraram um desvio de conduta, pois o PM expressa opinião política que pode ser confundida com a posição da corporação. “O policial foi flagrado fazendo discurso de proselitismo político e eleitoral para a comunidade da Barreirinha, na mesma cidade, a qual foi chamado a assistir durante um despejo”, afirmou o parlamentar.
Assista: