Pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha S.Paulo e divulgada ontem, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto para o primeiro turno na corrida presidencial.
O resultado é melhor do que nas pesquisas realizadas pelo mesmo instituto aproximadamente dois meses antes das eleições de 2002 e 2006, quando Lula saiu vencedor. Em julho de 2002, quando, assim como hoje, não concorria à reeleição, Lula registrou 33% das intenções de voto.
Ciro Gomes (à época no PPS, e hoje no PDT) despontava como o principal adversário do petista ao Palácio do Planalto e registrou 28%. Hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece com 29%. José Serra (PSDB) foi quem passou para o segundo turno contra Lula, e na sondagem de julho de 2002 aparecia com 16%. Lula saiu vencedor na disputa do segundo turno contra Serra, atingindo 61,2% dos votos válidos. O tucano ficou com 38,7%, segundo a contabilização oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Veja os números abaixo:
Datafolha em julho de 2002
Lula (PT): 33%
Ciro Gomes (PPS): 28%
José Serra (PSDB): 16%
Anthony Garotinho (PSB): 11%
Zé Maria (PSTU): 1%
Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
Branco/nulo/nenhum: 5% Não sabe: 6%
Clique aqui e leia a matéria na íntegra da Folha de S.Paulo:
Blog: O Povo com a Notícia