Três chefes do tráfico de drogas do Rio de Janeiro que deixaram a cadeia após receberem indulto de Natal e Dia das Crianças não retornaram às suas unidades prisionais. Por conta disso, o Disque Denúncia do estado divulgou um cartaz para ajudar na coleta de informações sobre eles.
São eles: Davi da Conceição Carvalho, vulgo DVD, de 43 anos; Saulo Cristiano Oliveira Dias, vulgo SL, de 42 anos; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, vulgo Bin Laden, de 47 anos.
DVD foi preso em 2014 e era apontado como o "cabeça" do tráfico na Comunidade Final Feliz, no Complexo do Chapadão, uma das principais bases do Comando Vermelho. Contra ele, consta um mandado de prisão, pelos crimes de Tráfico de Drogas e Homicídio, sendo condenado a uma pena de 28 anos de reclusão.
SL, por sua vez, foi para a cadeia em outubro de 2012, em São Paulo, na companhia de Luis Fernando Nascimento Ferreira, vulgo Nando Bacalhau, apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas do Morro do Chapadão. SL cumpre pena de 18 anos e 9 meses de prisão por homicídio qualificado (por ter assassinado um militar do Exército) e associação para o tráfico de drogas. Ele é considerado um dos principais gerentes de drogas do Complexo.
Condenado por tráfico de drogas, Bin Laden foi considerado chefe do tráfico de drogas no Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Era a primeira vez que ele conseguia o indulto.
Conforme informações divulgadas pelo g1, na última semana, 1.785 presos foram beneficiados com a Vistoria Periódica ao Lar pela Justiça fluminense. Desses, 253 não retornaram aos presídios e passaram a ser considerados fugitivos.
A medida do indulto é um benefício para o preso que tem bom comportamento, é réu primário e cumpriu 1/6 da pena ou é reincidente e cumpriu 1/4 da pena. Todos cumpriam pena em regime semiaberto.