Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a operação Conluio 2, que é a segunda fase de uma operação desencadeada em maio de 2023 no Sertão. Foram afastados três vereadores da cidade de Santa Terezinha, incluindo o presidente da Câmara, por associação aos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, duplicata simulada e lavagem de dinheiro.
O delegado responsável pelo caso, Gregório Ribeiro, informou ao g1 que o objetivo foi de desarticular uma organização criminosa na Câmara de Vereadores que fraudava contratos para receber valores das licitações de 2019 a 2023. No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos endereços de sócios de empresas que faziam parte do esquema criminoso em São José do Egito, Tabira e também em três cidades da Paraíba: Princesa Isabel, Patos e João Pessoa.
Na primeira fase da operação, em 2023, foram presos dois vereadores e a ex-tesoureira da Câmara. Nesta fase, os três vereadores afastados vão usar tornozeleira eletrônica e devem ficar longe dos prédios da administração pública.
"Naquele primeiro momento tivemos a prisão de dois vereadores e da tesoureira da Câmara e nesse segundo momento houve o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão e o afastamento de três vereadores, incluindo o atual presidente da Câmara, e ainda o bloqueio de mais de R$ 2 milhões em ativos", explicou Gregório Ribeiro.
Ainda de acordo com o delegado, o inquérito agora entra na fase de conclusão. Nesta fase, os documentos coletados serão analisados e depois encaminhados para o Judiciário. (Via: G1 Caruaru)
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.