Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

“Ainda estamos aqui”, diz Lula em cerimônia dos atos golpistas; Assista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu, nesta quarta-feira (8), uma cerimônia para lembrar dos dois anos dos atos golpistas que aconteceram no dia 8 de janeiro de 2023. Na oportunidade, apoiadores  do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes. 

Por conta do episódio, o Supremo Tribunal Federal já condenou 375 réus por envolvimento nos ataques golpistas, que resultaram na denúncia de 1.682 envolvidos.

Em seu discurso, Lula fez referências ao período da Ditadura Militar, fazendo um paralelo com os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. O petista ainda fez referência ao livro “Anda estou aqui”, no qual Marcelo Rubens Paiva conta a história do pai, Rubens Paiva, que foi torturado e morto pelo regime militar. A obra serviu de base para o filme de mesmo nome, de Walter Salles, pelo qual a atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

"Hoje é dia de dizer em alto e bom som, ainda estamos aqui. Estamos aqui para fizer que estamos vivos que democracia está viva ao contrário do que planejam golpistas de 8 janeiro de 2033. Estamos aqui mulheres e homens de diferentes origens crenças, unidos por uma causa em comum. Estamos aqui para dizer alto e bom som ditadura nunca mais, democracia sempre", disse Lula.

Alguns ministros do governo Lula também lembraram da data. Em publicações nas redes sociais, membros da Esplanada dos Ministérios também defenderam que a data seja símbolo de defesa da democracia.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.

Vídeo: