Uma ala do União Brasil acredita que o melhor caminho para o partido é apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. Com isso, o partido abriria mão das candidaturas do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do cantor Gusttavo Lima.
A ampla popularidade de Lula nas regiões Norte e Nordeste é o argumento das lideranças do União Brasil que justificaria que o melhor caminho para o partido seria aprofundar ainda mais a relação com a sigla e com o governo federal.
Com esse panorama, a melhor opção para Caiado, que busca se viabilizar como candidato à Presidência da República no próximo pleito, seria o Senado. Gusttavo Lima é encarado como uma “aventura”, sem chances de vingar.
O União Brasil tem três ministros no governo Lula: Celso Sabino, no Turismo, Juscelino Filho, nas Comunicações, e Waldez Góes, na Integração e Desenvolvimento Regional, que foi indicado pelo favorito à sucessão no Senado, Davi Alcolumbre (PA).
O maior entrave ao apoio do União Brasil à Lula em 2026 é a Câmara dos Deputados. Parte da bancada do partido deseja que o novo líder da sigla seja mais ligado à oposição. O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), ex-ministro da Educação no governo Michel Temer, seria o favorito dessa ala. O outro grupo do partido mais alinhado com o governo defende o nome do deputado Pedro Lucas (União Brasil-MA).
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.