O ministro da Educação, Camilo Santana, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (21) para comentar a anulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano depois do suposto vazamento do conteúdo das provas e anulação de questões.
“Eu queria aqui tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova, a cada um de seus familiares, que o Enem não será cancelado”, escreveu Santana em uma rede social.
“[Sobre] o ruído que aconteceu nas redes sociais de uma live de um aluno, de um jovem que divulgou questões que podiam ser similares às que caíram no Enem, a comissão do Inep, que é responsável pelo Enem, tomou a decisão técnica de cancelar, anular, três itens com um único objetivo: de prevenção e isonomia e para não prejudicar nenhum aluno que fez o Enem esse ano”, emendou.
De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, na última terça-feira (18), alguns candidatos que fizeram o Enem deste ano denunciaram um suposto vazamento da prova após um professor do Ceará ter "previsto" questões na prova do último domingo (16).
No mesmo dia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu um comunicado anunciando a anulação de três questões da prova, além de ter acionado a Polícia Federal para investigar o caso.
"A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida", pontua trecho da nota oficial.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
