Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Saiba como obter gás de cozinha grátis com novo programa do Governo Lula; Veja se você tem direito

Dez capitais brasileiras participarão da primeira etapa do programa Gás do Povo, iniciativa do Governo Lula que começa na próxima segunda-feira (24). Além de Salvador, também integram o projeto as cidades de Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Teresina.

O programa prevê a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social e deve alcançar cerca de um milhão de beneficiários nesta fase inicial.

Como participar do programa Gás do Povo?

O beneficiário poderá comprovar o direito ao vale-recarga utilizando o cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou o CPF com um código de validação enviado por SMS.

Segundo o governo federal, o novo modelo amplia a rastreabilidade e a segurança da entrega, além de tornar o processo mais eficiente.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram

Beneficiários do Bolsa Família estão entre os contemplados pelo programa. (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Como retirar o botijão gratuitamente?

 A Caixa será responsável por distribuir os vales-recarga, cadastrar as revendas participantes e validar os meios de acesso dos usuários.

A retirada do botijão cheio será feita diretamente nas revendas credenciadas, sem pagamento em dinheiro.

O governo destaca que essa etapa marca a transição do formato anterior, baseado no repasse financeiro, para um sistema que garante a entrega direta do produto, reduzindo fraudes e assegurando que o benefício chegue efetivamente às famílias.

Quem tem direito ao programa Gás do Povo?

O benefício será destinado às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 759) e cadastro atualizado há pelo menos dois anos.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a previsão é de que o programa seja ampliado até março do próximo ano, alcançando 15 milhões de famílias. Terão prioridade na seleção os beneficiários do Bolsa Família.

Vídeo: