Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 10 de agosto de 2013

AÇÃO DO GATI TRANSFORMA INGAZEIRA EM PRAÇA DE GUERRA E COLOCA EM ROTA DE COLISÃO PM, PARÓQUIA E POPULAÇÃO


Revoltados, moradores colocaram fogo em pneus na entrada da PE 283

Uma confusão generalizada acontece neste momento na cidade de Ingazeira, em virtude da intervenção de policiais em uma confraternização de moradores que haviam se unido para bater uma laje do Salão Paroquial da cidade, por solicitação e iniciativa do Padre Luiz Marques Ferreira.  Esse tipo de mutirão é comum por parte de pessoas da comunidade para ajudar nos trabalhos da Paróquia.
As informações ainda são desencontradas, mas preliminarmente o que se sabe é que policiais do Gati teriam ido apurar uma informação de que haveria som alto no local  foram determinar seu desligamento. Não se sabe ainda se por desacato ou não, o que houve depois foi a chegada de mais PMs para suporte à ação. Fala-se em três viaturas do Grupo de Ações Táticas Itinerantes.
Segundo o Padre Luiz Marques Ferreira em contato com o blog, eram 68 homens trabalhando em regime de mutirão no local. "Eles haviam terminado o serviço da leje e foram almoçar. Um rapaz da Caiçara chamado Adnaildo estava com o som alto. Eu mesmo mandei baixar", disse, afirmando que a solicitação havia sido atendida. Segundo o Padre, pouco depois, sob alegação de que havia sido desacatado, um PM chamou reforço. Começou a confusão.
Há informações de que teriam utilizado de spray de pimenta na prisão dos dois acusados de desacato e contra parte dos trabalhadores. "Jogaram spray de pimenta em trabalhadores e até mulheres que cozinhavam no local", afirmou o padre. Na ação, o Secretário de Agricultura Vinicius Silva foi detido. Os vereadores Aécio e Juarez questionaram a ação, mas não chegaram a ser presos. Há uma informação não confirmada de mais pessoas que teriam sido levadas para a Delegacia de Afogados da Ingazeira, sob acusação de desacato, não confirmada.
Neste momento, um grande número de pessoas se aglomera na frente da Delegacia solicitando a soltura dos dois que foram detidos por policiais. Não há viaturas no local. O Padre Luizinho informou que irá depor pela soltura dos que foram detidos. A entrada da cidade está bloqueada com pneus que foram queimados por moradores em sinal de protesto. O Prefeito Luciano Torres informou ao blog que está indo ao local. O Delegado Regional Jorge Damasceno e o Comandantre do Batalhão, Coronel Rosendo, também foram comunicados do fato.  
A oito dias, em uma Audiência Pública coordenada pelo Coronel Rosendo, o  Padre Luizinho havia cobrado “tratamento mais humanizado” na atuação da polícia. O Comandante havia se comprometido em atender a solicitação. Houve questionamentos a alguns PMs que atuavam na cidade pela forma de abordagem. Os próprios PMs negaram o questionamento. Oficialmente, a PM não se pronunciou sobre o episódio.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Site Nill Júnior