Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Deputado repercute vídeo que mostra guarda municipal portando arma

“Arma na mão de um cidadão de bem ou de um funcionário do Estado não pode ser algo criminalizado”, disse parlamentar. (Foto: Roberto Soares)

Imagens de câmeras de segurança da Prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, que mostram um guarda municipal armado reagindo a uma tentativa de assalto, motivaram o discurso do deputado Joel da Harpa (PTN), durante a Reunião Plenária desta quarta (15). Apesar de reconhecer que o profissional portava arma de fogo “indevidamente”, o parlamentar defendeu a postura do agente.

“Parabenizo a ação do guarda municipal que defendeu a sua vida, o bem público e as demais pessoas que poderiam estar passando no local”, comentou. Para o deputado, há hoje um movimento para “incriminar a questão do armamento”, o que seria um erro. “Arma na mão de um cidadão de bem ou de um funcionário do Estado não pode ser algo criminalizado”, opinou.

Segundo o deputado, a maioria das prefeituras de Pernambuco está descumprindo a Lei Federal n° 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais), que autoriza o porte de arma de fogo pela categoria. “Apesar de garantido na lei, o município de Camaragibe e tantos outros do Estado não adequaram sua legislação e ainda proíbem o uso desse tipo de armamento pelos guardas”, disse, pedindo o apoio dos demais parlamentares para mudar essa realidade.   
Assista o vídeo:


Blog: O Povo com a Notícia