Após as inúmeras reclamações em relação ao atraso de entregas de
encomendas pelos Correios, o
Procon Pernambuco determinou a abertura de uma investigação preliminar contra a
empresa. O órgão irá investigar os serviços prestados à população e a suposta
privação do direito à informação, cooperação e proteção do consumidor.
O Procon-PE ainda irá promover
uma audiência sobre o caso na próxima segunda-feira (4), às 11h. Os correios
foram notificados a comparecer e, por meio de nota, informaram que irão enviar
um representante.O órgão de defesa do consumidor
também enviou ofícios para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e
Delegacia do Consumidor, solicitando o envio de reclamações dos consumidores
que tenham entrado em contato com os dois órgãos para reportar problemas com os
Correios.
“As queixas sempre existiram,
mas em número menor. Ultimamente temos recebido cerca de oito a dez reclamações
por dia”, relata o gerente jurídico do Procon-PE, Roberto Campos. De acordo com
o representante do órgão, a audiência da próxima segunda (4) tem o objetivo de
ouvir as soluções propostas pelos Correios para resolver os problemas nas
centrais de distribuição.
“Se o consumidor teve prejuízo
material ou moral, pedimos que ele vá a uma unidade do Procon para abrir um
procedimento”, recomenda o representante jurídico. Caso a empresa não resolva
as falhas, Campos explica que o Procon-PE irá instaurar um processo
administrativo e, além disso, os Correios podem arcar com multa que pode variar
entre R$ 1.050,00 a R$ 8 milhões.
De acordo com os consumidores,
há atrasos na entrega de correspondências comuns e na entrega de mercadorias
via Sedex. As longas filas para o recebimento das encomendas nas centrais de
distribuição dos Correios também são
queixas recorrentes dos usuários do serviço, que relatam ter que procurar suas
correspondências dentro da empresa. (Via: G1)
Blog: O Povo com a Notícia