O CEO Mark Zuckerberg anunciou
na noite de quinta-feira que o Facebook restringirá
publicações de marcas e de veículos de comunicação na linha de tempo de seus
usuários para dar ainda mais espaço a postagens feitas por amigos e familiares.
A priorização já era crescente na rede social, mas será
intensificada ao longo dos próximos meses. Para Zuckerberg, conteúdos públicos
feitos por negócios ou pela mídia têm “tumultuado os momentos pessoais que nos
levam à conexão com outras pessoas”.
Pelas alterações,
compartilhamentos e comentários terão mais peso que curtidas pelo algoritmo que
determina a distribuição dos posts para mais usuários.
“Ao fazer essas mudanças, imagino que o tempo gasto pelas
pessoas no Facebook e algumas outras métricas caiam. Mas também espero que o
tempo que você passa no Facebook vai ser mais bem aproveitado”, escreveu o
fundador da rede social.
Abaixo, o post original, que alcançou cerca de 4000
compartilhamentos em duas horas:
Uma das nossas grandes áreas de
foco para 2018 é garantir que o tempo que todos nós gastamos no facebook é
tempo bem gasto.
Nós construímos o facebook para ajudar as pessoas a ficarem conectadas e
nos aproximando com as pessoas que importam para nós. É por isso que sempre
temos amigos e família no núcleo da experiência. A pesquisa mostra que o
fortalecimento das nossas relações melhora o nosso bem-estar e felicidade.
Mas recentemente recebemos feedback da nossa comunidade que o conteúdo público --
Publicações de empresas, marcas e meios de comunicação -- está a exclusão os
momentos pessoais que nos levam a ligar mais uns com os outros.
É fácil entender como viemos
aqui. O vídeo e outros conteúdos públicos explodiram no facebook nos últimos
anos. Uma vez que há mais conteúdo público do que publicações dos teus amigos e
familiares, o saldo do que está no feed de notícias alterou-se da coisa mais
importante que o facebook pode fazer -- Ajuda-nos a ligar-nos uns aos outros.
Sentimos a responsabilidade de
garantir que os nossos serviços não são apenas divertidos, mas também bons para
o bem-estar das pessoas. Por isso, estudámos esta tendência cuidadosamente,
olhando para a investigação académica e fazendo a nossa própria investigação
com os principais especialistas nas universidades.
A pesquisa mostra que quando
usamos redes sociais para se conectar com pessoas que nos importam, pode ser
bom para o nosso bem-estar. Podemos sentir-nos mais conectados e menos
solitários, e isso se relaciona com medidas de longo prazo de felicidade e
saúde. Por outro lado, ler passivamente artigos ou ver vídeos -- Mesmo que
sejam divertidos ou informativos -- Pode não ser tão bom.
Com base nisto, estamos a fazer
uma grande mudança para a forma como construímos o facebook. Estou mudando o
objetivo que eu dou às nossas equipes de produtos de se concentrar em ajudá-lo
a encontrar conteúdo relevante para ajudá-lo a ter interações sociais mais
significativas.
Começámos a fazer mudanças nesta
direcção no ano passado, mas vai levar meses para este novo foco fazer o seu
caminho através de todos os nossos produtos. As primeiras alterações que vais
ver vão estar no feed de notícias, onde podes esperar ver mais dos teus amigos,
familiares e grupos.
Ao rolar isto, você vai ver menos
conteúdo público como publicações de empresas, marcas e mídia. E o conteúdo
público que você vê mais será mantido ao mesmo padrão -- deve incentivar
interações significativas entre as pessoas.
Por exemplo, há muitas
comunidades apertadas em torno de programas de TV e equipes esportivas. Já
vimos pessoas interagirem muito mais em vídeos ao vivo do que os normais. Algumas notícias ajudam a iniciar conversas sobre questões importantes. Mas
muitas vezes hoje, ver vídeo, ler notícias ou receber uma atualização da página
é apenas uma experiência passiva.
Agora, quero ser claro: ao fazer
estas mudanças, espero que o tempo que as pessoas gastam no facebook e algumas
medidas de envolvimento vão cair. Mas também espero que o tempo que você gasta
no facebook seja mais valioso. E se fazemos a coisa certa, creio que será bom
para a nossa comunidade e para o nosso negócio a longo prazo.
No seu melhor, o facebook sempre
foi sobre conexões pessoais. Ao concentrar-se em aproximar as pessoas -- Quer
seja com a família e amigos, ou em torno de momentos importantes no mundo --
Podemos ajudar a garantir que o facebook é o tempo bem gasto.
Blog: O Povo com a Notícia