Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Centro Cultural Cais do Sertão abraça o 2º Encontro de Artes e Cultura do Pajeú


O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco e da  Empetur, em parceria com a Prefeitura do Recife, a Companhia Editora de Pernambuco, o Instituto Lourival Dantas e a Pitú abraçam a segunda edição do Encontro de Artes e Cultura do Pajeú. O evento acontecerá no Espaço Umbuzeiro, mais conhecido como o vão livre, do Centro Cultural Cais do Sertão entre os dias 15 e 17 de novembro. As atividades são gratuitas para todos os públicos, que poderá conferir as atrações a partir das 15h.

Toda a programação do segundo encontro será marcada pela pluralidade de música, poesia, dança, cinema, artesanato, que compõe o universo artístico dos municípios do Pajeú. A abertura do evento conta com apresentação da Orquestra Juvenil do Conservatório Pernambucano de Música. O grupo convidado fará pot-pourri de Xote, “Marcas da Nossa Terra”. O encontro dará continuidade com entidades em Fórum em Defesa da Cultura do Pajeú. 

Na sexta-feira (15), durante a abertura haverá uma rodada de conversa em defesa da  cultura do Sertão do Pajeú que contará com a presença do Secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; Secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre; da Vice-governadora do Estado de Pernambuco,  Luciana Santos; da Assessora Especial do Gabinete do Governador, Luciana Azevedo, do presidente da CEPE, Ricardo Leitão; da Secretária de Cultura do Recife Leda Alves; do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota,  Gestor da Secretaria Estadual de Educação, Niedson; e do Pesquisador, poeta e professor, Ezio Rafael.

O projeto nasceu em 2006, no Sítio da Trindade, trazendo como homenageado o professor Paulo Marques, da UFRPC, e pôde reunir artistas , poetas e toda riqueza cultural do Pajeú. De acordo com o Secretário de Turismo de Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a missão do evento é trazer o sertão para mais perto da metrópole. “Este segundo encontro de Artes e Cultura do Pajeú é uma parte do nosso precioso projeto em fazer o interior ser cada vez mais falado e procurado pelos pernambucanos. O nosso sertão é rico em cultura, música, arte e, sobretudo, afeto e isso precisa ser divulgado. Os pernambucanos precisam conhecer seu Estado”, destaca.

O primeiro dia do encontro promove debates enriquecedores sobre o audiovisual e shows de atrações locais. Os cineastas Jefferson Sousa, diretor de “Leonardo Bastião – O Poeta Analfabeto; Alexandre Alencar, realizador de “Rio Feiticeiro”; Petrônio de Lorena, de “ O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”; e Zé Dantas Carrilo, de “Psiu” exibem seus filmes e debatem sobre a produção audiovisual e os personagens que compõem a mise-en-scène do Sertão do Pajeú. Para finalizar o primeiro dia haverá  apresentações musicais com Bia Marinho e Tonfil, Banda de Pífano, Sebastião Dias e Carlos do Pajeú, e Flávio Leandro.

“A realização do segundo encontro desperta em nós, o sentimento de pertencimento de ser pernambucano, brasileiro e, sobretudo, sertanejo. A divulgação da cultura é uma conquista diária. Com a conjuntura social voltada à tecnologia, torna-se urgente preservar as nossas raízes culturais e o entorno que nos guia ao longo da vida”, pontua a produtora executiva do evento, Rosa Santana.

Ao longo dos dias 16 e 17 de novembro, o público será contemplado com as atrações do Microfone Aberto, com histórias e expressões da nossa gente. Odília, Orquestra Sanfônica de Carnaíba abrem os shows do sábado (16), seguido de Encontro de Uilombolas, com performances do Coco do Leitão da Carapuça e Coco Bongar. Também se apresentam Paulo Matricó, Mendol do Acordeon, Elis de Triunfo, Alisson Islan e Em Canto e Poesia. Já o encerramento do encontro, no domingo (17), reserva uma Mesa de glosa com os poetas Alexandre Morais, Zé Adalberto, Lucas Rafael e representantes de Tabira e Brejinho, além de shows Jonatas Malaquias e Henrique Brandão e Carretas de Triunfo com participação do Maestro Spok.

Programação:

DIA 15/11 – Sexta-feira 
14h – Credenciamento para o Fórum em Defesa da Cultura do Pajeú
15h – Abertura com apresentação da ORQUESTRA JUVENIL DO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA (Pout pourri de Xote) 
15h30 – Abertura do FÓRUM – Composição da Mesa
Luciana Santos – Vice-governadora do Estado de Pernambuco
Luciana Azevedo – Assessoria Especial do Gabinete do Governador
Rodrigo Novaes–Secretário Estadual de Turismo e Presidente da   EMPETUR
Gilberto Freire – Secretário Estadual de Cultura
Ricardo Leitão – Presidente da CEPE
Lêda Alves – Secretária de Cultura da Cidade do Recife
Anchieta Patriota – Prefeito de Carnaíba
Niedson – Gestor da Secretaria Estadual de Educação
Ezio Rafael – Pesquisador, Poeta e Professor    
17h30 – Lançamento do Filme Leonardo Bastião – O Poeta analfabeto – Jeferson Sousa (22min)
18h – Apresentação dos Filmes: Rio Feiticeiro – Alexandre Alencar / Filme O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras – Petrônio de Lorena / PSIU – Documentário de Zé Dantas – Direção de Carrilho
20h30 – Banda de Pífano – São José do Egito
21h     – Sebastião Dias e Carlos do Pajeú (Tabira)
21h30 –   Bia Marinho e Tonfil (São José do Egito)
22h30 – Flávio Leandro (Bodocó)
24h – Encerramento 

DIA 16/11 – Sábado 
11h – Abertura da Feira
Microfone Aberto (expressões de nossa gente)
14h – Odília (Ingazeira)
15h – Orquestra Sanfônica de Carnaíba
16h – Encontro de Coco do Leitão da Carapuça (Afogados de Ingazeira)  e  Uilombolas Coco Bongar (Olinda)
18h – Paulo Matricó (Tabira)
19h – Mendol do Acordeon (Itapetim)
20h – Elis de Triunfo
21h – Alisson Islan (São José do Egito)
22h – Em Canto e Poesia (São José de Egito)
23h30 – Encerramento  

DIA 17/11 – Domingo 
11h – Abertura da Feira
Microfone Aberto (expressões de nossa gente)
14h – Pé de Serra (Afogados de Ingazeira)
Microfone Aberto (expressões de nossa gente)
17h – Mesa de Glosa
 Coordenador da Mesa: Jorge Filó
 Alexandre Morais – Afogados de Ingazeira
 Zé Adalberto – Itapetim
 Lucas Rafael – São José do Egito
 Representante de Tabira
 Representante de Brejinho
18h30 – Jonatas Malaquias de Carnaíba com participação especial de Henrique Brandão de Serra Talhada
19h30 – Apresentação dos Caretas de Triunfo com participação especial do Maestro Spok (Recife).

Blog: O Povo com a Notícia