A
Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco lançou, na manhã desta
segunda-feira, em evento na Sala Fernando de Noronha, no Centro de Convenções
de Pernambuco, o Código de Ética e a Cartilha de Cultura Organizacional do
órgão. A ação é pioneira entre as secretarias do Estado e veio para atender os
requisitos definidos no Microsssistema Legal Anticorrupção. As publicações
foram desenvolvidas no contexto do Programa de Integridade da Setur, concebido
de fevereiro a outubro de 2019 pelo órgão.
O lançamento foi conduzido pelo secretário Rodrigo Novaes, ao
lado do secretário executivo, Antônio Neves Baptista, e do vice-presidente da
Empresa Pernambucana de Turismo, José Neves, e contou ainda com a presença da
secretária da Controladoria Geral do Estado, Érika Lacet. Servidores da Setur e
da Empetur também acompanharam a solenidade.
“É importante reforçar sempre os princípios éticos; no
ambiente de trabalho e a criação do Código de Ética e da Cartilha de Cultura
Organizacional da Setur vem para destacar isto. O pioneirismo da Secretaria em
ações que prezam pela transparência só ressaltam a nossa preocupação com este
tema”, afirmou o Secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.
Em linhas gerais, o Código atua como um manual de boas práticas
para os membros da instituição, orientando acerca do comportamento nas relações
internas e para com a população, além de aspectos como a segurança da
informação. A iniciativa foi elogiada pela secretária da Controladoria Geral do
Estado, Érika Lacet.
“É com grande satisfação que a gente recebe a notícia da
implantação deste tipo de gestão na administração pública, que é de extrema
importância para que os servidores tenham consciência do valor do comportamento
ético e probo no cotidiano das instituições públicas. Hoje o Brasil atravessa
uma fase muito difícil no tocante à corrupção e é muito importante essa
capacitação e conscientização do servidores no sentido de trazer um serviço
público melhor para a população”, destacou Érika.
O Código de Ética tem o intuito de melhorar a qualidade do
serviço prestado pelos servidores e ainda de reduzir falhas e riscos de
integridade. O coordenador da Superintendência Jurídica da Setur, Raphael
Ribeiro, destaca o trabalho conjunto realizado por integrantes de todas as
diretorias da casa que culminou com a entrega das duas publicações.
“Foi um trabalho de fevereiro a outubro, tocado pela Comissão
de Desenvolvimento, composta por seis membros da casa, além do engajamento de
mais de 50 pessoas para as definições das disposições. Contamos com o apoio do
secretário Rodrigo Novaes, que determinou que fossem feitos os esforços
necessários para conceber o Código e a Cartilha. Foram discutidas as
identificações dos riscos e dos mecanismos de mitigação.O trabalho materializa
as disposições do que pode ser feito por todos enquanto servidores da
instituição”, explica Ribeiro.
O material produzido foi entregue à Corregedoria Geral do
Estado, que deverá analisar os textos e, assim que houver a aprovação, será
Instalada uma Comissão de Integridade, que organizará a capacitação de todos os
servidores. A cartilha será entregue, mediante recibo de comprometimento de
todos os que compõem a secretaria. “A partir daí, vamos tocar o programa, com
vigilância contínua em relação ao que foi definido como certo e errado, de
forma objetiva”, finaliza o superintendente jurídico da Setur, Osmar Henrique
Umbelino.
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
JANAÍNA LIMA, ANA LUÍZA ACCIOLY, LUIZ APOLINÁRIO e VINÍCIUS
BARROS
Assessores de Comunicação
Blog: O Povo com a Notícia