Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Avião da Força Aérea do Chile desaparece do radar com 38 pessoas a bordo


Um avião modelo C-130 Hércules da Força Aérea do Chile (FACh), que seguia rumo à Antártica, desapareceu, nesta segunda-feira (9), com 38 pessoas a bordo, e foi considerado "danificado" no início da madrugada desta terça (10).

"O avião é considerado 'danificado' porque a autonomia do voo terminou às 0h40. Supõe-se que o avião ficou sem combustível e, portanto, não está mais voando", disse o diretor de Imprensa e Operações da FACh, general Francisco Torres.

A aeronave partiu da cidade de Punta Arenas, às 16h55 (horário local e de Brasília), e perdeu contato com a base de controle às 18h13. De acordo a Força Aérea, das 38 pessoas a bordo, 17 eram tripulantes e 21 eram passageiros, dos quais 15 são da FACh, três são militares do Exército e três são civis.

Ao desaparecer, o avião estava a 700 km de Punta Arenas e a 500 km do destino final, segundo Torres. Ainda de acordo com ele, as condições meteorológicas estavam boas no momento em que a aeronave desapareceu.

Após o comunicado oficial sobre a perda de contato com o avião, equipes de resgate seguiram para operação de busca e salvamento na região de Magalhães, no sul do Chile. As buscas são feitas com navios mercantes, além de contar com o auxílio da Força Aérea do Uruguai.

Por meio de nota, a Força Aérea chilena afirmou que o avião cumpria tarefas de apoio logístico rumo à Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva. A equipe a bordo faria a revisão do oleoduto flutuante que há no local.

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, e os ministros de Interior e da Defensa, Gonzalo Blumel e Alberto Espina, respectivamente, embarcaram para Punta Arenas para acompanhar de perto a situação.

Blog: O Povo com a Notícia