Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Galo da Madrugada promete arrastar multidão neste sábado de Zé Pereira


Neste sábado de Zé Pereira, mais de dois milhões de foliões devem acompanhar o desfile de uma das personificações do carnaval pernambucano. É o Galo da Madrugada, que percorre as ruas do centro do Recife pela 42ª vez. A estimativa da organização não é à toa: desde 1994, o bloco está no Guiness Book, reconhecido como o maior do mundo. Os números são tão gigantes quanto o público: 30 trios elétricos, seis carros alegóricos e mais de 40 atrações. 

Este ano, a organização do evento optou por não revelar a ordem dos desfiles e apresentações. Mas estão previstos números musicais de Romero Ferro, Michele Melo, Pabllo Vittar, Marcelo Falcão, André Rio, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Armandinho, Almir Rouche, Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Nádia Maia, Geraldinho Lins, Gerlane Lops, Cristina Amaral, Nena Queiroga, Quinteto Violado, Catarina Rosa, Som da Terra, Benil, Irah Caldeira e Nono Germano, por exemplo.

O tema do carnaval do Recife é o circo. E o espírito do Galo Maestro, símbolo da festa, não poderia ser outro. A alegoria, concebida pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, traz os conceitos da tecnologia, cultura popular, sustentabilidade e do colorido da arte circense. Na madrugada de sexta, ele já estava de pé, prenunciando a folia pernambucana. A iluminação da escultura é toda de LED, com placas de outdoor de alta resolução e clusters jogando luz à estrela da festa.

Antes da festa começar, o Forte das Cinco Pontas recebe o tradicional café da manhã do Galo, com presença de personalidades da mídia, autoridades e imprensa. Às 9h, o cortejo inicia, saindo da Travessa do Forte, com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos. Este ano, eles contarão a história da xilogravura e da literatura de cordel, com desenhos assinados por Ary Nóbrega. 

De lá, passa pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Praça da Independência e a Avenida Guararapes – a apoteose da festa. O roteiro do Galo da Madrugada de 2020 ocupa as ruas de pelo menos seis bairros da capital pernambucana, com concentração maior de público nos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo. 

Com o selo Gigante Guardião da Cultura, a agremiação presta homenagens a pessoas e manifestações populares. J. Borges, Galo Preto, Caju e Castanha, Mestre Dila de Caruaru e os indígenas Carmem Fulni-ô e Jaqueline Xukurue Cléo Pankararu estão na lista de agraciados deste ano. 

São Paulo

Na terça-feira Gorda, o Galo sai de Pernambuco e aporta em São Paulo. Programado para desfilar a partir das 9h, pela Avenida Pedro Álvares Cabral, o cortejo parte do obelisco do Ibirapuera. Dois trios elétricos irão animar o público paulistano, com a presença de Gustavo Travassos, Fafá de Belém e André Rio. 

Blog: O Povo com a Notícia