O projeto Laboratório de Inovação do Sertão de Itaparica – LISI, do campus Floresta do IF Sertão-PE, foi um dos projetos selecionados pelo Ministério da Educação na Chamada Pública Setec/MEC (edital nº 35/2020) para apoio à criação de laboratórios IF Maker no âmbito das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Desta forma a implementação do
projeto, prevista para ocorrer até o final de 2020, inclui a aquisição de
equipamentos no valor de até R$ 123.900 para a montagem do LISI no Campus
Floresta, sendo esperados equipamentos como Impressoras 3d, Canetas 3d,
Notebooks, smart tv, kits de ferramentas, kits de Arduíno/robótica, kits
robótica Lego, Scanner 3D, Máquina Laser, dentre outros.
De acordo com o professor Herton Freire Vilarim, Coordenador
do curso de Gestão da Tecnologia da Informação e da equipe responsável pela
confecção e submissão do projeto do LISI, o desejo de submeter o projeto partiu
da oportunidade de aquisição de uma estrutura de primeiro mundo para a unidade
de ensino, e do pensamento da capacidade de inovação da região do Sertão de
Itaparica contando com a atuação da comunidade acadêmica qualificada que
trabalha e estuda no IF
Sertão-PE.
“Nossa
região é muito rica não só de recursos naturais, mas também de conhecimento e
sabedoria. Com este laboratório poderíamos unir tudo isso que temos de melhor,
além de proporcionar um enorme crescimento e amadurecimento da cultura Maker em
nosso Instituto e na região, trazendo para o centro a questão do fazer, aliando
a prática com a teoria”, afirmou o coordenador do projeto.
A
Cultura Maker incentiva a aprendizagem através do fazer, prática popularmente
conhecida como "faça você mesmo". No ensino que utiliza a didática
das metodologias ativas, a Cultura Maker estimula a práticas de projetos
colaborativos e o aprendizado participativo, propiciando a disseminação da
inovação. Assim, os projetos a serem desenvolvidos ao longo da execução da
proposta do LISI devem proporcionar aos alunos do Campus Floresta, além da
disseminação da cultura Maker, a realização de atividades multidisciplinares
tendo como suporte as áreas de robótica, design, programação, dentre outros.
Além da área de informática estão envolvidos no projeto do LISI docentes das
áreas de agropecuária, matemática, química, sociologia e administração, além de
alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática e
Agropecuária, Administração-PROEJA, e dos cursos superiores em Química e Gestão
da Tecnologia da Informação.
O
espaço da Academia Hacktown foi o escolhido para abrigar a estrutura do LISI,
que será adquirida por meio de financiamento a ser disponibilizado pelo
Ministério da Educação via Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
De
acordo com o projeto aprovado, a implementação e execução do LISI está baseada
em cinco pilares: transmissão do conhecimento; utilização de
situações-problema; multidisciplinaridade; trabalho colaborativo e cooperativo;
além dos princípios do learning by doing. Ainda segundo o projeto
esses pilares concederão ao LISI um perfil inovador e criativo, com o objetivo
de atender as demandas locais e regionais, fortalecendo os arranjos produtivos
sociais e culturais do Sertão de Itaparica. “Queremos criar um ambiente e uma
cultura do aprender fazendo e como consequência disso, planejamos inovar em
vários segmentos, produzindo protótipos e produtos de alto valor e impacto para
nossa região”, disse Vilarim.
Para
a chamada pública do Ministério da Educação cada um dos Institutos Federais do
Brasil poderia inscrever três propostas, destas 113 foram escolhidas,
sendo as três submetidas pelo IF Sertão-PE contempladas para
os campi Floresta, Salgueiro e Petrolina. Para o professor Herton Vilarim o
sentimento de ter um projeto tecnológico aprovado para o campus Floresta em
meio a submissões de Institutos Federais de todo o país não é fácil de
descrever “ termos uma estrutura e a possibilidade de realizar coisas de
primeiro mundo aqui no sertão será um orgulho que não cabe no peito”, afirmou.
Dentre os projetos já descritos na proposta que devem ser desenvolvidos no LISI
estão a criação de peças de baixo custo para irrigação; estudo do
empreendedorismo e marketing do produto para as criações realizadas no LISI,
além da construção de Sites para divulgação dos produtos e softwares a serem
desenvolvidos no LISI.
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