Materiais de orientação como cartazes e banners para redes sociais serão distribuídos para todas as 1.060 escolas da rede pública estadual. Salas do ensino médio, que, geralmente, têm de 40 a 45 estudantes, terão cerca de 20 estudantes. Totens para higienização das mãos serão instalados nas entradas das escolas.
“Também estamos instalando mais pias nas escolas. Entregamos termômetros e mais de 30 mil face shields. Máscaras serão entregues aos estudantes e profissionais”, disse o secretário estadual de Educação, Fred Amancio. O gestor ressaltou que a maior mudança necessária será no comportamento da comunidade. “A gente poderia instalar 20 banheiros novos em uma determinada escola, mas, se o estudante não tiver o hábito de lavar as mãos, esse investimento vai ser em vão. O grande ganho envolve a participação de todos da escola, incluindo os pais”, enfatizou.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco informou ter estranhado a decisão do governo. “A medida foi tomada de forma unilateral e não ouviu a representação dos professores, apesar de termos um canal de discussão aberto”, disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo. “Convocamos assembleia virtual para a categoria debater na quinta-feira. Também solicitamos reunião com o secretário de Educação.”
Em relação às escolas municipais, o secretário de Educação afirmou que as prefeituras serão consultadas para a construção do plano para retorno do ensino fundamental e educação infantil.
Blog: O Povo com a Notícia