Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Anvisa autoriza realização de ensaio clínico da vacina Medicago/GSK no Brasil

O Brasil realizará um ensaio clínico com voluntários para o desenvolvimento de uma nova vacina contra o coronavírus. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (8) a realização do estudo, que é o quinto aprovado no país, e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Segundo a CNN, a vacina foi desenvolvida pelos laboratórios Medicago R&D Inc (Canadá) e GlaxoSmithKline (GSK - Reino Unido). O imunizante faz uso da proteína S e tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP).

A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda. Além disso, o ensaio clínico já realizou os estudos pré-clínicos. As fases 1 e 2 de análise, que envolvem testes em humanos, ainda são realizadas simultaneamente no Canadá e nos Estados Unidos.

O Brasil participará da fase 3 do estudo, que realizará análises randomizadas, controladas por placebo, para avaliar a segurança, eficácia e o grau de resposta imune da vacina no corpo de pessoas com 18 anos de idade ou mais. 

Cerca de 30 mil voluntários estão participando do ensaio clínico da fase 3 em países com características diferentes entre si, como Canadá, Estados Unidos, além da América Latina, Reino Unido e Europa. A Anvisa afirmou que autorizou a realização do estudo no Brasil após análise das etapas anteriores, que "demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas". 

Blog: O Povo com a Notícia