O líder norte-coreano Kim Jong-un desembarcou, na Rússia, nesta terça-feira (12), em um trem blindado. No país, ele se reunirá com o presidente Vladimir Putin, o que pode selar um possível acordo armamentista entre os países. Ele está acompanhado de comandantes militares, como o marechal do Exército Popular Coreano, Pak Jong-chon, conforme divulgado pela imprensa estatal da primeira viagem do governante ao exterior desde 2019.
Informações veiculadas pela agência estatal russa Ria Novosti, o trem atravessou nesta terça a fronteira pelo 'krai' de Primorie, uma divisão administrativa no extremo leste da Rússia, que deve sediar o encontro. Depois de uma série de especulações, Pyongyang e Moscou confirmaram a reunião na segunda-feira.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Assista:
Moscou tem o intuito de receber projéteis de artilharia e mísseis antitanque norte-coreanos para a guerra de Moscou na Ucrânia. Para isso, entregaria tecnologia avançada para satélites e submarinos nucleares, além de ajuda alimentar para Pyongyang.
O trem circula a uma velocidade de 60 km/h e precisa de 20 horas para transitar nos 1.200 quilômetros entre Pyongyang e Vladivostok. As informações são do jornal sul-coreano Chosun Ilbo.