O MEC (Ministério da Educação) informou nesta terça-feira que 60 participantes do Enem 2023 (2,7 milhões de candidatos) tiraram nota mil na redação.
O que aconteceu
Quatro desses candidatos são de escola pública. Quem fez a prova já pode conferir seus resultados na Página do Participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame.
O número de alunos que tiraram a nota máxima se refere a edição regular e de reaplicação também. Os participantes redigiram um texto sobre "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Rio de Janeiro e São Paulo, com sete casos cada um, lideram a lista dos estados com mais nota máxima na redação, Na sequência aparecem o Piauí, o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, com seis cada um.
"Um assunto relevante socialmente, que permitiu que as pessoas discutissem o tema com uma certa fluidez, o que permitiu um aumento na nota mil", disse Rubens Lacerda, diretor de avaliação do Inep. Na edição de 2022, 18 candidatos tiraram a nota máxima.
Não foi divulgado o número de candidatos que zeraram a redação. Isso acontece quando o estudante, por exemplo, foge do tema proposto ou não escreve mais de sete linhas.
O governo também divulgou a nota mínima, máxima e a média por área de conhecimento. Os candidatos responderam a 180 perguntas nos dois dias de prova. Em linguagens, códigos e suas tecnologias, por exemplo, a nota mínima foi 287 e a máxima 820,8.
Quero parabenizar aqueles jovens que tiraram nota mil na redação. O MEC está construindo uma política de reconhecimento aos resultados de todos os jovens e professores. É importante reconhecer e premiar os resultados da educação brasileira, principalmente pública.
Camilo Santana, ministro da Educação
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.