Uma recente pesquisa liderada por pesquisadores da Universidade de Surrey evidenciou que as mudanças climáticas pode desencadear surtos de diarreia em diversas pessoas. O caso acontece porque uma bactéria que causa intoxicação alimentar pode se espalhar mais rapidamente por causa do aumento das temperaturas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campylobacter é uma das quatro principais causas globais de doenças diarreicas em todo o mundo. Ela leva a uma infecção chamada campilobacteriose, que pode causar diarreia e dores de estômago.
Os pesquisadores analisaram dados de cerca de um milhão de casos de campilobacteriose na Inglaterra e no País de Gales durante um período de 20 anos, fazendo uma comparação com o clima no mesmo período.
Eles observaram que a doença era consistente abaixo de temperaturas 8°C, porém, a cada aumento de 5°C, havia um crescimento acentuado na infecção. Além disso, a equipe também descobriu uma ligação com a umidade e a duração do dia, com altos níveis de infecção quando o vapor de água no ar estava entre 75% e 80%.
Com a pesquisa, os investigadores esperam que as descobertas ajudem a identificar áreas vulneráveis a potenciais surtos e a garantir que tenham os recursos disponíveis para tratar as pessoas.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.