Pouco mais de uma semana após retornar à prisão por descumprir medidas judiciais, Deolane Bezerra está na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco, aguardando o julgamento de um novo pedido de habeas corpus. Desde o último dia 10, a influenciadora está em uma ala mais afastada da massa carcerária, onde ficam o berçário e as áreas de visita aos sábados. As informações são do colunista Fabia Oliveira.
Com os últimos acontecimentos, Deolane tem optado por manter um baixo nível de contato com outras detentas e preferido ficar sozinha.
Defesa de Deolane Bezerra aponta censura
Na terça-feira (17), a equipe de defesa de Deolane Bezerra protocolou um novo pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça. O documento solicita não apenas a concessão do habeas corpus, mas também a cassação da medida cautelar que impede a influenciadora de se manifestar nas redes sociais e na imprensa.
Os advogados argumentam que a proibição da utilização de redes sociais, imposta como medida cautelar após Deolane violar a ordem judicial, constitui um ato de censura. Eles afirmam que, em momento algum, a ex-Fazenda comentou sobre as investigações, mas sim sobre sua prisão. A defesa argumenta ainda que, como Deolane está sendo investigada por lavagem de dinheiro, um crime que não está diretamente relacionado ao uso de redes sociais, a restrição à sua liberdade de expressão é desproporcional e inviabiliza seu direito à defesa.
A defesa ainda aponta o constrangimento causado pela situação e menciona a filha de Deolane, de oito anos, que estaria sem os cuidados da mãe. “A cada dia que passa, o constrangimento ilegal se agrava, a ponto de violar a garantia constitucional do estado de inocência, estando sua filha menor, ademais, sem os cuidados de sua única genitora”, diz o texto.
Prisão de Deolane Bezerra
Deolane Bezerra foi presa no último dia 4, em um hotel no bairro de São José, no Recife, durante a Operação Integration, que visa desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. As investigações começaram em abril de 2023. Embora tenha conseguido o benefício da prisão domiciliar, Deolane foi detida novamente após violar medidas cautelares, incluindo a publicação de uma foto amordaçada nas redes sociais como protesto.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.