Uma oferta inusitada foi feita pelas autoridades da Espanha para trabalhadores remotos. A fim de incentivar o povoamento e a economia do Vale de Ambroz, na Espanha, que possui um dos menores PIBs per capita do país, além de uma das maiores taxas de desemprego, de 17,6%, em comparação com a média nacional de 11,9%, quem se mudar para a região rural, reveberá como pagamentos até 15 mil euros (em média,R$ 93,4 mil). Mas isso é válido para nômades digitais e trabalhadores remotos que se transformarem sua modalidade de atuação em ocupação ficam in loco por, no mínimo dois anos.
A informação foi publicada em reportagem de o Canal Rural. “A oferta pode contemplar até 200 pessoas e as inscrições começam em setembro, de acordo com a Euronews. Trata-se de uma área rural na região de Extremadura, na fronteira com Portugal, que sofre, segundo descrito em comunicado do governo local, de uma “perda constante de população e serviços””, diz a matéria.
Ainda segundo a reportagem, “mulheres, jovens com menos de 30 anos e aqueles que escolherem se mudar para vilas com menos de 5 mil habitantes são elegíveis para uma bolsa de 10 mil euros. Outros receberão 8 mil euros. Após dois anos, aqueles na primeira categoria que escolherem ficar mais um ano recebem um segundo pagamento de 5 mil euros, enquanto os restantes receberão 4 mil euros”.
Vale salientar que a data de abertura das inscrições ainda não foi confirmada, mas está prevista para o mês de setembro, de acordo com a Euronews. Elas serão realizadas via internet.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.