Em meio à seca do Sertão de Alagoas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) descobriu uma plantação de maconha, com um sistema de irrigação sofisticado que mantinha as plantas verdes e resistentes à aridez da região. Imagens de drone feitas por policiais da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) mostram a plantação.
Nos vídeos é possível ver a área plantada com cerca de 25 mil pés de maconha sobrevivendo com sucesso, cercados por um solo seco e com pouca vegetação. A maconha foi plantada seguindo os padrões das plantações agrícolas, em sistema de plantio direto, e com os canos passando por eles, levando água diretamente para cada pé, como acontece em uma plantação tradicional.
Uma denúncia anônima feita ao Ministério Público levou a polícia até a zona rural do município, local da plantação. O trabalho de investigação durou aproximadamente 10 dias.
No local, os agentes encontraram um espaço feito de alvenaria que abrigava a bomba, que captava água e distribuía na plantação, e os equipamentos que captavam energia das placas solares (veja vídeo ao final do texto).
Segundo os policiais, havia um sistema sofisticado de produção e as plantas podem ter sido geneticamente modificadas. O sistema ajudava na sobrevivência das plantas em uma área castigada pela seca, sem chuvas e com agravamento da situação climática, segundo especialistas.
Todo o material foi incinerado, juntamente com os pés de maconha. Ninguém foi encontrado no local durante a ação integrada das polícias.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.
Vídeo: