Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Saiba como detectar intrusos que estão usando seu Wi-Fi

Já percebeu que a internet estava lenta, tentou reiniciar o modem ou desconectar os aparelhos e, mesmo assim, a conexão permaneceu lenta? Saiba que alguém pode estar conectado na sua rede Wi-Fi e prejudicando a velocidade da conexão.

Existem estratégias bem fáceis e eficazes para identificar intrusos, limitar o acesso e melhorar a capacidade funcional da rede Wi-Fi. De acordo com a Rádio Itatiaia, uma das formas práticas de verificar conexões não autorizadas, é desligar todos os aparelhos conectados à internet e perceber as luzes do roteador.

Se caso as luzes continuarem piscando, é bem provável que os dispositivos desconhecidos estejam conectados na rede wi-fi. Mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes.

Câmeras de segurança ou assistentes de voz podem se reconectar automaticamente. Por conta disso, é ideal usar aplicativos como Fing, Who’s on My WiFi ou F-Secure. Os programas escaneiam a rede, listam os dispositivos que estão ativos e enviam alertas sobre as tentativas suspeitas de acesso.

Um outro método recomendado é acessar as configurações do roteador em um navegador, diretamente pelo endereço IP dos dispositivos. A seção é chamada “Dispositivos Conectados”, e ela consegue conferir os aparelhos ligados à rede, incluindo endereços MAC e qualquer nome e códigos desconhecidos para indicar a presença de usuários externos.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram