Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Maracatu Afrobatuque realiza apresentação histórica em Floresta

O Maracatu Afrobatuque, realizou no dia 30/01/2026, uma apresentação histórica em Floresta, no Sertão pernambucano.

A apresentação fez parte da programação do Ponto de Cultura Tambores da Resistência (após um dia de realização de oficinas culturais) e foi realizada em parceria com o Projeto Quinta no Alto, na ação denominada sextou no alto.

A programação se deu com um cortejo cultural que saiu da Igreja do Rosário dos Pretos, no centro histórico da cidade e encerrou com a apresentação na Praça Major João Novaes.

Participaram também da apresentação, representantes do Grupo Raízes do Quilombo, da Comunidade Quilombola de Juazeiro Grande em Mirandiba e, do Grupo Zumbi dos Palmares (também de Mirandiba), que fazem parte do Maracatu Afrobatuque.

15 anos de resistência histórica

O Maracatu Afrobatuque, marcou também com essa apresentação, o início das comemorações dos seus 15 anos de fundação em Floresta, ocorrido em 02/09/2011.

Surgido a partir da experiência de seu fundador Libânio Francisco, com a comunidade quilombola de Floresta, o Afrobatuque é composto por crianças, adolescentes, jovens e adultos, remanescentes quilombolas e indígenas, que vivem em sua maioria nas periferias.

Registrado como entidade cultural, desde 2017, o Maracatu Afrobatuque. é reconhecido por Lei Municipal como Patrimônio Cultural Imaterial de Floresta e, é reconhecido como Ponto de Cultura, pelo Ministério da Cultura do Brasil.

Nesses 15 anos de história, o Maracatu Afrobatuque, ultrapassou as fronteiras de Floresta e é reconhecido em grande parte dos municípios do sertão pernambucano, tendo alcançado a consolidação como um dos principais grupos de Cultura Popular do Sertão.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram