A Câmara dos Deputados aprovou, por ampla maioria, a Medida Provisória que institui o programa Gás do Povo, na última segunda-feira (02). A proposta, do governo federal, prevê a entrega gratuita de botijões de gás de cozinha de 13 kg para famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo.
O programa deve beneficiar até 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) e substitui o atual Auxílio Gás, mudando para uma modalidade de retirada direta do botijão em revendas credenciadas, com uso de cartão do Bolsa Família, CPF ou código no celular.
A votação registrou 415 votos favoráveis, 29 contrários e algumas abstenções. Entre os deputados que se posicionaram contra a medida está Nikolas Ferreira (PL-MG), que integrou o pequeno grupo de oposição à iniciativa.
O texto aprovado na Câmara agora segue para análise no Senado Federal, onde precisa ser votado até 11 de fevereiro para não perder a validade. Após isso, como sofreu alterações, dependerá ainda da sanção presidencial.
