Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 28 de setembro de 2013

CSTT encerra Semana Nacional do Trânsito com o lançamento da Campanha ‘Não sente no meu lugar’

VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100
As atividades em comemoração a Semana Nacional de Trânsito foi finalizada nesta sexta-feira (27) com o início da nova Campanha ‘Não sente no meu lugar’. A equipe de educação para o trânsito distribuiu panfletos durante toda a manhã nos ônibus a fim de aconselhar os passageiros a respeitar o lugar reservado para o deficiente, idoso e gestante.
A Campanha que é permanente a partir de agora foi bem aceita pelos usuários de transporte público. Wilsa Rocha é idosa e achou interessante a ação.  “Quase não acontece de alguém ceder o lugar. Quando eu saio de casa já vou disposta a tudo, inclusive a ficar em pé no ônibus”, disse Dona Wilsa. Dos 46 assentos existentes nos ônibus, nove são destinados a pessoas como Dona Wilsa, bem como as gestantes e aos deficientes físicos.
Além de existirem esses assentos especiais, é preciso que exista o bom senso, a exemplo de quando todos eles já estão devidamente ocupados, e no coletivo haja mais idosos, ou gestantes do que a quantidade de assentos destinados a eles. Logo, a Campanha atua para defender o lugar de quem mais precisa, não só se tratando apenas do lugar destinado em especial, mas também os demais lugares que no momento de necessidade possam ser oferecidos.
Vânia Lúcia Rodrigues defende principalmente esse bom senso. “Acho que os lugares podem ser poucos em determinado momento, e por isso entendo que não devemos nos apegar a essa quantidade de lugares especiais, mas saber que um jovem pode ficar de pé para que o idoso sente, seja qual for o assento”, disse Vânia.

A equipe da CSTT pôde presenciar ainda mães com crianças de colo que sentem a dificuldade para sentar ao entrar nos ônibus. Miriam Costa tem dois filhos, um menino de cinco anos e uma menina de 1 ano e meio. Ela entrou no transporte e por não conseguir sentar logo na frente, foi forçada a passar na catraca para conseguir se acomodar nos fundos. “É complicado passar na catraca segurando uma criança no colo e com outra puxando pelo braço. Para mim, o certo seria alguém da frente ceder o lugar para que eu ficasse ali mesmo. Ainda tem bolsa e tudo. Não tenho tanta mobilidade, principalmente quando o ônibus começa a andar logo. Fica perigoso equilibrar meus filhos”, afirmou Miriam.
Somente na ação desta manhã, a equipe abordou mais de 200 pessoas e subiu em 7 ônibus acompanhando suas rotas enquanto orientavam os passageiros. Na oportunidade, foi possível flagrar pessoas sentadas nos assentos especiais, e com isso, foram aconselhadas a não mais fazerem isso. A CSTT dará continuidade a Campanha que fará parte das atividades constantes da equipe de educação.
Blog: O Povo com a Notícia