Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seca, sofrimento e tristeza, esse é o cenário encontrado em cidades como Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Cruz e Santa Filomena, no Sertão de PE

DSCN0025DSCN0030A seca que assola o Sertão nordestino há quase dois anos, parece que ainda deixará alguns rastros de tristeza até o final desse ano e começo de 2014 quando alguns institutos de meteorologia indicam que a chuva deve enfim dá o ar da graça e de esperança à região. Mas até lá os sinais deste período de estiagem tão rigorosa vêm deixando a região cada vez mais desolada.

DSCN0011A pior seca dos últimos 50 anos tem feito realmente estragos em municípios como Afrânio, Dormentes e Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco e Santa Cruz da Venerada e Santa Filomena, na região do Araripe pernambucano. O Blog constatou neste domingo, dia 29 de setembro, cenas de dificuldades e de muita tristeza nesses municípios por causa dessa longa estiagem.
DSCN0024Nessas cidades, os mananciais que levam o que ainda resta de água para a população, estão praticamente vazios. Em Afrânio, por exemplo, famílias estão se desfazendo de suas criações, muitas vezes única fonte de sustento dessas pessoas. Se desfazem dos animais para poderem suportar uma estiagem tão demorada.
DSCN0026Em Dormentes, barragens e barreiros vêm sendo recuperados pela Prefeitura. O prefeito Roniere Reis (PSB) disse que realiza a recuperação dos reservatórios que existem no município e aguarda novas obras para que quando a chuva chegar como anunciam os especialistas, a água tem onde ser armazenada para que menos dificuldades sejam encontradas em outros períodos secos que vierem.
DSCN0012Em outras áreas, um pequeno produtor chega a cobrir o plantio de milho que ainda resiste ao tempo quente e seco, para que as aves não venham se alimentar de sua produção. Ele faz isso porque precisa sobreviver do pouco que lhe sobrou desta terrível estiagem. Com informações Blog do Banana.
Blog: O Povo com a Notícia