Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 28 de setembro de 2013

Vídeos: Tribunal das ruas julga, condena e mata

Vídeos com imagens de agressões a bandidos flagrados por populares são recorrentes na internet. Só entre o mês de julho e setembro, três vídeos foram postados no Youtube com cenas de agressão a supostos bandidos. Em um deles, o suposto assaltante morre.

Um dos vídeos mostra nas imagens um jovem, que parece ser adolescente - acusado de roubo - sendo espancado por populares. No começo, ele apanha de cinto, mas logo começam os chutes e socos. O fato ocorreu no bairro de Vila Embratel, da cidade de São Luís no estado do Maranhão.

As cenas do segundo vídeo se passam no bairro da Jatiúca, em Maceió, no estado de Alagoas. Dois homens espancam o suspeito e outros pedem para matá-lo. Carros buzinam e pessoas assistem de longe à sessão de espancamento. Alguns populares comentam que é melhor chamar a polícia. O agressor responde às pessoas que pedem piedade sobre o suposto ladrão. “Perdi meu salário e meu celular para um bandido que me assaltou aqui nessa rua. A sorte dele é que não estou armado”, diz.

O terceiro vídeo - mais trágico - mostra um homem sendo espancado até a morte em Fortaleza, no Ceará. O acusado teria roubado uma motocicleta 50cc, mas o dono o seguiu e conseguiu alcançar o suposto ladrão e o derrubou da motocicleta. Foi aí que começou o espancamento. O fato aconteceu no dia 13 de setembro.

O Blog: O Povo com a Notícia compartilhou essa matéria do Bocão News que entrou em contato com juiz de direito aposentado, Ubaldino Leite, atuou durante mais de 10 anos em processos criminais na Bahia, foi delegado de polícia em algumas delegacias de Salvador e é professor de direito em algumas faculdades da capital e Região Metropolitana.

Ubaldino admitiu que o número de casos em que populares tentam fazer justiça com as próprias mãos cresceu. “Esse tipo de fúria popular que desencadeia na justiça com as próprias mãos existia no passado, mas era muito raro. Temos que admitir que tal comportamento da sociedade cresceu de forma significativa e se deve, com certeza, ao descrédito na Justiça. A morosidade nos julgamentos de processos e fragilidade das leis penais causam a sensação de impunidade na população”, afirma.

Maior idade penal:
O Juiz se posicionou sobre o a diminuição da maio idade penal. “Não sou a favor da diminuição da maior idade penal e sim de aumentar a pena para delitos mais graves cometidos por menores determinam reclusão de três anos – acho que essa pena deveria ser dobrada para seis anos”, opina.
Código Penal Brasileiro:
Sobre o conjunto de leis que tratam o crime no Brasil, o magistrado atacou. “Temos um código penal obsoleto e caduco, criado em 1940, já fazem 73 anos e há muitos anos já vivemos em um conjunto de realidades bem diferentes desse código. Nossos governantes tem condições de reformar totalmente adaptando a realidade do nosso país, falta mesmo interesse dos políticos e sobram interesses políticos partidários”, afirma.

Assista os vídeos:



Blog: O Povo com a Notícia