Pernambuco será declarado livre da febre aftosa, através de uma instrução normativa, efetivada nesta quinta-feira (05), pelo Governo do Estado. O documento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento oficializa o reconhecimento de sete estados brasileiros, tornando a carne livre da doença e própria para venda em qualquer estado do País. A solenidade acontece na sede provisória da administração estadual, instalada no Centro de Convenções, em Olinda.
De acordo com o órgão federal, o objetivo é ampliar a quantidade de abate e de comércio de carne, além de ampliar o número de criadores. A medida também visa o favorecimento de investimentos no setor. A liberação não elimina a política de vacinação, que deverá ser mantida para que o mal continue afastado dos animais.
Os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí também devem ser declarados livres da doença. O último caso de febre aftosa registrado em Pernambuco foi há 15 anos, no município de Itaíba. Para tornar o Estado uma área livre de febre aftosa foram investidos cerca de R$ 5 milhões por ano.
Blog: O Povo com a Notícia