Programa Criança com Todos os Seus Direitos ultrapassa a meta de beneficiar 50mil crianças do Semiárido antes de seu término
Desenvolver a primeira infância, integrando as áreas de saúde, educação e proteção integral à criança este é o objetivo do Programa Criança com Todos os Seus Direitos que no dia 11 de novembro, às 8h, terá seus resultados finais apresentados pela Fundação Abrinq – Save the Children.
Antes mesmo de chegar ao fim de 2014, o Programa ultrapassou a meta estipulada (50 mil crianças até novembro de 2014), uma vez que 54.663 crianças acessam serviços nas cidades em que o programa é desenvolvido.
Além disso, a organização apresenta os resultados finais na perspectiva da sustentabilidade das ações, tomando como base as propostas aprovadas nos Planos Municipais pela Primeira Infância, um ganho para os municípios e principalmente para as crianças e famílias que neles vivem, indo além da atuação do Programa. A elaboração do Plano Municipal é uma das ações do Programa e o desafio é fazer com que estas ações saiam do papel e se tornem realidade na vida das crianças
O Programa Criança com Todos os Seus Direitos colabora com instituições e autoridades locais na criação e aplicação de políticas públicas integradas, que melhorem as condições de vida de crianças na faixa de 0 a 5 anos em áreas como saúde, educação e proteção. Lançado em 2010, e com término previsto para novembro de 2014, o Programa tinha como meta ajudar 50.400 mil crianças em 35 municípios do Semiárido de Pernambuco, e 2 mil de quatro cidades no Peru.
Serviço
Encontro de Encerramento do Programa Criança com Todos os Seus Direitos
Data: 11 de Novembro
Horários: 8h às 16h30
Local: SESC Triunfo – Rua Antônio Henrique da Silva, s/n, São Cristóvão, Triunfo (PE)
Programação
8h - Recepção
8h30 - Mesa de Abertura
8h45 - Contexto regional primeira infância
9h05 - Resultados e aprendizagens do Programa Criança com Todos os seus Direitos
9h35 - Resultados e aprendizagens do Projeto WawakunaAyni Peru
10h - Coffe break
10h25 - Depoimentos
12h - Almoço
14h - Apresentação dos novos volumes da Coleção Criança com Todos os seus Direitos
14h05 - Volume IV: Salvando Vidas no Nordeste Brasileiro – Uma conversa sobre saúde materno infantil
14h15 - Volume V: CAQI – Custo Aluno Qualidade Inicial da Educação Infantil do Semiárido
14h25 - Volume VI: Agora Sou Eu! – Escuta de Crianças no Sertão Pernambucano: uma experiência
14h30 - Vídeo “Agora sou Eu!”
14h50 - Cerimônia de Encerramento
15h15 - Coquetel
O Programa Criança com Todos os Seus Direitos
É direcionado para o desenvolvimento da primeira infância, integrando as áreas de saúde, educação e proteção integral à criança. Até novembro de 2014, o Programa pretende alcançar 35 municípios do Semiárido Nordestino, beneficiando mais de 50 mil crianças. Cofianciador: União Europeia; Realização: Acari, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Campaña Latinoamericana por el Derecho a La Educación, Centro de Cultura Luiz Freire, Cendhec, Centro Nordestino de Medicina Popular e Intenational Child Development Programme; Parceiros: Programa Mãe Coruja e Universidade do Vale do São Francisco.
Resultados
1.674 profissionais capacitados no Desenvolvimento Integral da 1ª Infância;
2.678 representantes do poder público e organizações não governamentais sensibilizados à Rede-Plano Municipal pela Primeira Infância;
16 Planos Municipais pela 1ª Infância realizados
12 Planos Municipais pela 1ª Infância apresentados e aprovados pelos conselhos municipais dos direitos da criança (CMDCA);
1 Plano Municipal em Cabrobó / PE (aprovado pela Câmara de Vereadores).
27.559 famílias têm conhecimento sobre os direitos da Primeira Infância;
54.663 crianças acessam serviços nas cidades do programa.
Sobre a Fundação Abrinq
Criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
Desde 2010 é representante da Save the Children no Brasil e com esta parceria foi capaz de potencializar sua ação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A organização possui escritórios em São Paulo (SP), Recife (PE) e Petrolina (PE) e os seus programas estão organizados em quatro eixos: educação, emergência, proteção, saúde.
Blog: O Povo com a Notícia