Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 29 de novembro de 2014

Práticas sustentáveis são incentivadas na Codevasf em Pernambuco

Codevasf = 1
A Unidade Regional de Meio Ambiente (3ª GRR/UMA) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina/PE, com o apoio da Gerência de Meio Ambiente (AR/GMA), em Brasília, tem buscado disseminar e ampliar práticas de sustentabilidade na instituição. A iniciativa vem sendo posta em prática por meio de ações que objetivam suprir as necessidades atuais, sem comprometer as futuras gerações. Por isso a partir deste mês de novembro, a 3ª GRR/UMA lança a campanha Boas Práticas Sustentáveis, voltada para o uso consciente da água e energia elétrica nas instalações da empresa.
codevasf - 2
A iniciativa além de atender orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), reforça a atuação da 3ª GRR/UMA em implantar entre os empregados da instituição, uma cultura de ações focada numa convivência ambientalmente melhor, seja no trabalho ou no dia a dia de cada um. Já existem exemplos de várias campanhas que a unidade promove desde junho do ano passado, como a redução de desperdícios de café, copos descartáveis e papel.
“Novamente vamos utilizar o princípio dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar que é aplicado nas campanhas que buscam diminuir o consumo e desperdício, dar novo uso a materiais que já foram utilizados e valorizar resíduos para o desenvolvimento de novos produtos”, disse a chefe da 3ª GRR/UMA, Gláucia Oliveira.

Conforme Gláucia  para que a sustentabilidade deixe de ser apenas um conceito teórico, é necessário que cada indivíduo reflita sobre alguns questionamentos: você já parou para pensar na quantidade de água utilizada cada vez que faz uso do banheiro em seu ambiente de trabalho? Promove a reciclagem de papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Percebe que, se continuar consumindo, de forma inapropriada, recursos naturais ou bens que os empregam, um dia irão faltar e que você e as futuras gerações serão os grandes prejudicados?
Nesta nova campanha, a 3ª GRR/UMA apresentará os resultados do que vem sendo executado na 3ª Superintendência Regional, apresentar novas iniciativas sustentáveis de convivência com o meio ambiente e inserir ainda mais os empregados nesta nova etapa de trabalho que poderão sugeri criticar e elogiar a iniciativa”, acrescentou a chefe da Gerência de Meio Ambiente da Codevasf em Petrolina.
Como parte de mais uma campanha de incentivo a práticas sustentáveis, a 3ª Superintendência Regional da Codevasf deu início, em outubro de 2013, ao recolhimento de pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos nas salas da instituição. A iniciativa é uma parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que fez a doação de “caixinhas” coletoras para serem colocadas sobre as estações de trabalho. Cada funcionário recebeu uma e, ao final de cada mês, os auxiliares de serviços gerais recolhem de sala em sala o material.
As pilhas arrecadadas seguem para o shopping da cidade que implantou um centro de coleta de pilhas e baterias de celular que depois são encaminhados ao seu destino final. Em um ano a 3ª GRR/UMA recolheu cerca de 500 pilhas. Os funcionários estão colaborando e atentos à campanha, a exemplo de Augusto Lucena, da Unidade de Gerenciamento de Empreendimentos de Irrigação (GRI/UGE). Ele foi um dos que mais recolheu pilha dentro da campanha iniciada em outubro do ano passado.
“Ficou feliz pelo Meio Ambiente promover essa campanha de recolhimento das pilhas, até porque eu já tinha costume de juntar em casa e levar para locais que recebiam esse material. Com a campanha aqui na Codevasf, ficou mais fácil e agora trago pra cá. Na minha última colaboração na trouxe mais de 30 pilhas recolhidas”, disse o funcionário que tem o hábito de fazer a separação do lixo.
“Os catadores é que gostam, pois deixo tudo já separado e eles chegam e pegam só o que interessa”, completou Augusto que aprova e parabeniza da unidade de Meio Ambiente pela realização de campanhas ambientais na Codevasf em Petrolina. Para ele, essa é uma forma importante de conscientização dos funcionários no uso racional de vários materiais que interferem para um meio ambiente limpo e sustentável. (Blog do Vinícius de Santana)
Blog: O Povo com a Notícia