Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Cinco pessoas morrem por afogamento no Sertão de PE

Do sábado (27) a esta segunda-feira (29) foram registrados cinco mortes por afogamento e quatro princípios de afogamento em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, municípios do Sertão pernambucano. Dessas nove vítimas, cinco são crianças e adolescentes. Em 2014 foram mais de 20 casos do tipo, segundo o 4º Grupamento de Bombeiros Militares (4º GBM) em Petrolina.
De acordo com o aspirante do 4º GBM, Almery Ouriques, esta é a época do ano que acontecem a maior parte dos casos. “As pessoas estão de férias e procuram uma opção de lazer e para refrescar o calor. Algumas se descuidam e isso aumenta os riscos de afogamento”, conta.
Ainda segundo Almery, são comuns as ocorrências envolvendo crianças, pois os pais acabam não prestando a devida atenção. Outra incidência comum, são as pessoas que ingerem bebida alcoólica e entram na água. “Uma das recomendações é conhecer a área onde se decidiu tomar banho. É importante saber se tem pedras ou buracos e observar a correnteza e a profundidade”, complementa.
De acordo com o aspirante, quando alguém está se afogando tenta segurar em algo, então ao perceber que uma pessoa está precisando de ajuda é necessário ter alguns cuidados. “Se não for uma pessoa capacitada ou se não souber nadar direito é melhor evitar entrar na água. A pessoa afogada está deseperada, precisa de algo para se segurar. Se você chegar próximo, ela vai se agarrar e puxar você para baixo e você pode se tornar uma segunda vítima”, disse.
“A recomendação é lançar algum objeto que flutue, como um pedaço de madeira, garrafa PET, bola, boia, isopor, prancha ou qualquer ortra coisa que ela possa se apoiar e ser removida para a margem”, conclui o bombeiro. (G1 Petrolina)

Blog: O Povo com a Notícia