Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que o Nordeste é a região brasileira com maior crescimento e relevância do país, sendo responsável por 25% de importância no valor do varejo no Brasil, se comparado o período de janeiro de 2013 a janeiro de 2014.
Segundo o levantamento, todo esse crescimento vem sendo impulsionado pela classe D/E, que é responsável por 43% do consumo em valor na região. Já a classe C representa 37% do consumo e a classe AB, 20%. Quando comparado com o total Brasil, a classe que mais impulsiona é a classe C, com 43%, seguida da classe AB com 32% e por último, com 25%, a DE.
No Nordeste, a maioria das famílias são constituídas por casais com filhos pequenos, mas as grandes famílias, com cinco pessoas ou mais e as famílias jovens também se destacam se comparado com o resto do pais.
O varejo tradicional é preferência para os nordestinos, que no período registrou importância de 50% do valor, contra 46% em todo o país. Em seguida, não podemos deixar de lado o crescimento dos atacarejos na região, que já representa 6% de importância contra 5% em todo o Brasil. O pequeno varejo também tem uma grande participação em valor, representando 20%%.
Ainda segundo a pesquisa, 7,8% dos consumidores do Nordeste fazem compras de consumo imediato, o que representa um número grande quando comparado com o resto do país (4%). As compras de abastecimento também chamam atenção, com 53,2% da preferência.
A cesta de alimentos é destaque no consumo em valor na região, com 35% de importância. No restante do país o crescimento é apenas de 30%. Categorias como higiene e beleza também não ficam para trás com 22% no Nordeste e 21% em todo pais. (NE 10)
Blog: O Povo com a Notícia